Dia Internacional da Síndrome de Down

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em todo o mundo em 21 de março,  chama a atenção da sociedade para a luta por direitos iguais, bem estar e inclusão das pessoas que nasceram com a síndrome. A data 21/03, ou 3/21 na grafia americana, faz referência aos três cromossomos número 21 que caracterizam esta ocorrência genética e foi ideia do geneticista Stylianos E. Antonarakis, da Universidade de Genebra. Em 2012, por iniciativa do Brasil, a celebração entrou para o calendário oficial da ONU.

Para se ter uma ideia da importância da data, comemorada nas principais cidades brasileiras, em sessão solene do Senado Brasileiro, destacou-se que boa parte da população ainda está mal informada sobre a capacidade das pessoas com a Síndrome de Down, que hoje trabalham, são atuantes em várias modalidades esportivas e, cada vez mais, participam da vida em sociedade.

Mencionou-se que a casa aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE), agora em tramitação na Câmara dos Deputados, que prevê em sua Meta 4 a garantia de acesso à educação básica para os estudantes, preferencialmente na rede regular, mantendo-se as escolas especiais em complemento á educação dos estudantes com a deficiência.

No campo tributário, está em análise pelo Senado a proposta de lei, que prevê a dedução em dobro da base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física dos dependentes.

Assista ao vídeo para se atualizar com a realidade de hoje, ficando claro e evidente que todos têm sua função e espaço na sociedade e ser feliz é direito de todos.