Youtube lança plataforma de educação


O Google anunciou no dia 21/11/2013 o lançamento do Youtube EDU, página exclusiva do Youtube que disponibiliza conteúdos educacionais gratuitos, em português, para professores, escolas e alunos.  O projeto, fruto de uma parceria com a Fundação Lemann, reúne cerca de 8.000 vídeos de 26 canais brasileiros, com conteúdos do Ensino Médio. Neste primeiro momento, englobará as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física e Biologia. A previsão é de que o canal seja constantemente atualizado e, em breve, passe a incluir também conteúdos do Ensino Fundamental e do Ensino Superior.

Inspirado no canal já existente nos Estados Unidos, o Brasil é o segundo país a ganhar uma plataforma de educação no serviço de vídeos. A categoria está entre as que mais crescem em termo de audiência no país, segundo os registros de números do Youtube, e este foi o motivador principal para a criação da plataforma. Um dos principais objetivos do projeto é o de estimular a produção de conteúdos educacionais de qualidade para a internet e disseminar o conhecimento, rompendo os limites da sala de aula.

Os materiais foram avaliados pelo Instituto Lemann, através de uma equipe de aproximadamente 20 profissionais. O critério de avaliação era a qualidade do material e não a forma didática com a qual o conteúdo foi exposto, pois a empresa acredita que cada pessoa possui uma forma de aprender e deve possuir a liberdade de escolher um professor que melhor se adapte ao seu perfil.

A plataforma é gratuita e aberta. Portanto, qualquer educador pode submeter um canal para avaliação. "Acreditamos que isso é um recurso não só para o aluno, mas também para o professor e para as escolas. Isso deve ser gratuito e disponível" - afirma a diretora de marketing do Google, Flávia Simon, à revista INFO.