Nasa lança foguete que levará a Marte cápsula de estudos sobre a mudança do clima


A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) lançou na segunda-feira (18) o foguete Atlas 5, que levará até Marte a cápsula de estudos Maven. A cápsula permanecerá dez meses em solo marciano para estudar as mudanças climáticas do planeta. Seu nome é a sigla da denominação em inglês para Evolução Atmosférica e Volátil de Marte.

A missão não tripulada levará dez meses para chegar ao seu destino em uma jornada de 700 milhões de quilômetros. O objetivo é coletar dados que permitam dizer como Marte se transformou no deserto frio que é hoje, e explicar como o clima mudou devido à perda de gases atmosféricos. Até agora, as pesquisas indicam que Marte foi um planeta com água, mas a influência do Sol e de outros fatores fizeram com que não exista mais água no planeta.

A Maven faz parte da segunda missão da Nasa para Marte, mas a primeira nave espacial dedicada a explorar e compreender a atmosfera superior do Planeta Vermelho. A sonda investigará como a perda da atmosfera de Marte determinou a história do ciclo da água sobre a sua superfície


Fonte: Jornal Registra